terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Como detectar um AVC?

O AVC manifesta-se de modo diferente em cada pessoa, pois depende de muitos factores: área atingida, tipo de AVC (isquémico ou hemorrágico), causa geral do AVC, factores de risco presentes, estado geral de saúde da pessoa, etc.

Passos importantes a seguir

1. Reconheça os sintomas de um AVC:

* Dormência ou fraqueza súbita na face, braços ou pernas, especialmente se lateralizada
* Confusão súbita, problemas de fala ou de compreensão
* Dificuldade em ver com um ou ambos os olhos
* Problemas súbitos de locomoção, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação motora
* Dor de cabeça súbita ou severa, sem causa aparente
2. Descubra se os sintomas são novos. Qualquer destes sintomas podem ser causados por outras condições, mas o que faz com que sejam característicos de um AVC é que eles surgem subitamente. Por exemplo, uma pessoa pode ter um ferimento antigo que previne parte dos movimentos da boca, e neste caso este sintoma não é causado por um derrame.
3. Procure tratamento médico de emergência se qualquer um dos sintomas acima se apresentarem subitamente. Informe que há razões para acreditar que a pessoa sofreu um AVC, e responda as perguntas. Quando a equipa de emergência chegar, informe-os de que a pessoa teve um AVC.
4. Não deixe que a pessoa coma ou beba até que tenha sido testada e tratada por pessoal médico qualificado. Mais de um terço das pessoas afectadas por um AVC tem problemas em engolir, o que pode levar a asfixia.

Atenção: Qualquer pessoa pode ter um AVC, a qualquer momento. Não presuma que porque alguém é jovem e com boa forma física que ela não está tendo um AVC. Se identificar quaisquer dos sintomas acima, haja com rapidez, sem excepções.


In "http://pt.wikihow.com/Identificar-um-Acidente-Vascular-Cerebral" e "http://www.igc.gulbenkian.pt/sites/soliveira/detectarAVC.html"

Nenhum comentário: