terça-feira, 24 de abril de 2007

Aposta no Futebol Feminino

Noticia tirada do site da FPF

Sexta-Feira , 20 Abril 2007
A Federação Portuguesa de Futebol continua a dar passos seguros na prossecução da aposta que tem vindo a fazer no desenvolvimento do Futebol Feminino no nosso País, contando para tal com o alto patrocínio da FIFA.

Assim, uma delegação que juntou responsáveis dos dois organismos esteve reunida, na quinta-feira, com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, para expor um programa que tem como principal objectivo chamar mais jovens do sexo feminino para a prática do Futebol.

A aposta passa por envolver o Governo, os municípios do País, os estabelecimentos de ensino, os Clubes e as Associações Distritais e Regionais – elementos cuja colaboração é fundamental para o sucesso deste projecto – no sentido de facilitar o acesso a infra-estruturas, estando a FIFA disponível para comparticipar financeiramente e emprestar a sua experiência, através da formação de técnicos que monitorizarão o desenvolvimento do Futebol Feminino no nosso País.

Durante o encontro mantido na Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias mostrou-se sensibilizado e agradado com os princípios deste programa de desenvolvimento e prometeu que, dentro de 15 dias, se irá pronunciar sobre a contribuição do Executivo. De notar, aliás, que este projecto poderá envolver outras áreas da governação, nomeadamente os Ministérios da Saúde e da Edução. Basta lembrar a contribuição que o fomento da prática desportiva entre os mais jovens dá para aumentar o rendimento escolar e para combater as novas doenças sociais, de que é exemplo a obesidade.

Este projecto pretende, igualmente, responder a preocupações crescentes da sociedade portuguesa, em vertentes como a saúde, a inclusão social ou a igualdade de oportunidades entre géneros.

Esta será, por outro lado, uma oportunidade para que a FPF possa começar a colmatar um problema estrutural do Futebol Feminino em Portugal, que passa pela ausência de formação e de cultura de actividade desportiva entre as jovens lusas.

Gilberto Madaíl encabeçou a delegação da FPF que esteve na Secretaria de Estado, da qual fizeram também parte o Secretário-Geral, Ângelo Brou, e o Coordenador Técnico Nacional, Arnaldo Cunha. Em representação da FIFA marcaram presença as responsáveis pelo desenvolvimento do Futebol mundial, Mary Harvey, e europeu, Eva Pasquier, além de uma responsável da Federação Inglesa de Futebol, Kelly Simmons.


Nota: Completamente de acordo! E já vai tarde!

Nenhum comentário: