quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Caminhadas e a sua importância!


Com a falta de tempo e a vida sedentária das grandes cidades, com o surgir de comidas rápidas e plásticas, a mais antiga actividade do homem, a CAMINHADA, foi sendo colocada de lado. Diminuiu-se a prática da actividade física e surgiu um aumento notável do número de obesos e de doenças. A caminhada, ao contrário de muitas actividades, é fácil e não tem gastos monetários. Está ao alcance de todos nós!
No entanto, até para caminhar temos de ter em atenção determinados factores, como por exemplo, vestir uma roupa confortável (fato de treino, t-shirt e calções, etc...), levar uma garrafa de água (é importante hidratar-se), enquanto caminha deve ter boa postura como olhar para frente, manter a coluna direita, braços acompanham o movimento do corpo e pisar tocando o solo primeiro com o calcanhar e por último a ponta dos dedos.
Deve procurar locais tranquilos para realizar a sua caminhada evitando sempre as horas de muito calor (durante o verão). Depois de uma bela caminhada é importante realizar uns alongamentos!

Caminhar é mais útil do que pensa!

Não subestime o poder das caminhadas. Independentemente de sere uma corredora habitual ou um principiante, os passeios longos serão muito benéficos. Durante os exercícios de baixa intensidade (por volta de 25% do VO2 máximo), ou seja caminhando, a lipólise ou queima do tecido adiposo aumenta de 2 para 5 vezes em relação aos níveis de repouso (Mora-Rodriguez & Coile, 2000). Este dado é muito importante porque permite perder gordura sem sobrecarregar as estruturas articulares, tendinosas e musculares em momentos em que se deve descansar da corrida ou quando ainda, num primeiro momento, não se pode correr devido ao excesso de peso.


In

Revista Sport Life Mulher

Cyberdiet

medfisiosport

Nenhum comentário: